Apresentadora da Globo é suspensa após quebrar regra da emissora

0
2284

O Grupo Globo está com um novo código rigoroso para seus profissionais nas redes sociais. O pedido foi disparado à equipe por e-mail e não ocorreu por acaso.

No último fim de semana, a apresentadora do Sportv, Janaína Xavier, postou uma foto com a então candidata à Prefeitura de São Paulo, Joice Hasselmann (PSL), e acabou sendo suspensa de suas atividades.

Janaína postou em seus stories do Instagram uma foto ao lado de Joice. Na mesma imagem estava o namorado da apresentadora, Gustavo Bonini Guedes, que também é advogado da candidata. 

Advertisement

A foto começou a circular nos bastidores do esporte da Globo e chegou até os diretores da emissora. Incomodados, eles afastaram a jornalista imediatamente, com uma suspensão de uma semana. 

O desconforto foi tão grande, que os chefões da Globo cogitaram uma possível demissão da apresentadora. No entanto, a opção foi descartada. A ideia é que Janaína volte à bancada na próxima segunda-feira (21).

Advertisement

Janaína não gostou da decisão da emissora. A apresentadora se defendeu explicando que tratava-se apenas de um almoço informal com uma amiga dos tempos de Curitiba, cidade natal das duas. Na sequência, a jornalista mostrou prints de postagens em redes sociais de posicionamentos políticos de colegas e queria saber por quê apenas ela foi punida.

Crise no jornalismo

O episódio deixou ainda mais claro a crise no jornalismo da emissora. Em nota, o Grupo Globo respondeu sobre o caso: “Todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás da câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas”.

Advertisement
Advertisement