A pandemia da Covid-19 está fazendo com que vários setores sofram perdas financeiras significativas, e com as emissoras de televisão não foi diferente. No entanto, apesar da crise, a Rede Globo conseguiu um lucro significativo e fechou 2020 “no azul”.

Nesta sexta-feira (26), a emissora carioca divulgou os seus resultados financeiros referentes ao ano passado. Inimiga declarada de Jair Bolsonaro (sem partido), a Globo teve uma queda de cerca de 11% em sua receita líquida, faturando R$ 12,523 bilhões. Em 2019, a emissora teve um faturamento de R$ 14,1 bilhões em receitas publicitárias.

De acordo com informações do Valor Econômico, essa redução na receita deve-se à queda de investimentos publicitários por conta da pandemia do novo coronavírus. A crise em diversos setores fez com que a arrecadação publicitária do canal (que corresponde a 60% da receita total) tivesse uma perda de 17%.

Apesar da perda de bilhões em ações publicitárias, a Globo conseguiu driblar o prejuízo. Para isso, foram feitos cortes de gastos, demissões, renegociação de contratos, rescisões de grandes acordos de eventos de futebol e o grande sucesso da GloboPlay.

Uma das grandes rescisões do canal foi com a Conmebol, deixando de ter uma despesa de U$ 60 milhões (R$ 342,9 milhões) por ano pelos direitos de exibição da Libertadores, campeonato que atualmente está fechado para ser exibido no SBT.

O Grupo Globo fechou 2020 com R$ 13,6 bilhões em caixa, valor superior aos R$ 10,5 bilhões que tinha em caixa no final de 2019.