O candidato a presente Jair Bolsonaro causou tanta polêmica com sua entrevista ao Jornal Nacional que acabou se tornando o assunto mais comentado da semana.



Leia também: Globo obriga Bonner a rebater Bolsonaro ao vivo um dia após polêmica; veja o que ele disse

Pra começar ele e Renata Vasconcelos acabaram entrando em um embate sobre equidade salarial entre homens e mulheres.

No meio da discussão, ele sugeriu que William Bonner recebia um salário maior do que a apresentadora, o que de fato é verdade (veja os valores que cada um recebe aqui).

Renata rebateu dizendo que seu salário não importava porque ela trabalhava no setor privado. Bolsonaro disparou então que não era bem assim, já que a emissora recebia bilhões do governo, em forma de publicidade.



Leia também: Salário de Renata e Bonner vazam na web após polêmica com Bolsonaro; veja aqui os valores

O assunto gerou tanta polêmica que no dia seguinte a emissora publicou um editorial ao fim do Jornal Nacional para comentar as declarações de Jair.

Lido por Bonner ao fim do noticiário, a Globo disse que as declarações eram “falsas” e que nem de perto recebia bilhões do Governo. (veja tudo que a Globo disse aqui).

Nesta quinta, uma planilha com os gastos do governo com publicidade nas emissoras causou um reboliço ao ser compartilhada por um dos filhos de Bolsonaro. Dependendo da interpretação, tanto a Globo quanto o candidato estão certos.



Leia também: Salário de Fátima Bernardes vaza na internet e surpreende por ser metade do de Faustão; veja os valores aqui

É que a tabela, publicada pelo Uol em 2015, mostra que a TV Globo de fato recebeu R$7,4 bilhões em publicidade.

Porém, ela se refere ao total de 14 anos (2000 à 2014), sendo 12 deles de governo do Partido dos Trabalhadores, entre 2002 e 2014 (que totalizaram 6,2 bilhões de reais).





Leia também: Apresentadora do MGTV dispara palavrões e vídeo vaza na internet; assista aqui

Neste caso, fica claro que Bolsonaro se refere à essa tabela, apesar de sua fala ter dado a impressão que os bilhões são recebidos anualmente.

A Globo, por sua vez, diz que nem de perto recebe bilhões do governo em propaganda anualmente.