Categories: Polêmicas

Justiça determina que Globo pague indenização para homem que a processou

A 3ª Turma do Superior Tribunal Federal determinou que a Globo pague uma indenização ao criador da vinheta “Brasil-sil-sil”, que é conhecida pelos eventos esportivos transmitidos pela emissora. A guerra judicial durou um pouco mais de uma década, e o ex-sonoplasta da Rádio Globo, José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga, busca o reconhecimento pelo seu trabalho.

De acordo com o acórdão, da relatora Ministra Nancy Andrighi, os direitos autorais sobre uma obra, quando ela transmite uma relação muito próxima com quem a criou, não podem ser transferidos, já que são irrenunciáveis.

O colegiado determinou que a indenização seja retroativa aos três anos anteriores ao ajuizamento da ação, que ocorreu em 2011.

Advertisement

José Cláudio trabalhou no Grupo Globo durante um tempo e ajuizou ação para que fosse reconhecido pela sua criação, além de receber a indenização porque não autorizou o seu uso. A emissora, no entanto, se defendeu afirmando que houve prescrição do direito.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro analisou a defesa, mas discordou do canal porque entendeu que a pretensão da ação era amparada no direito moral de Formiga.

“Como se verifica da leitura do dispositivo precitado, a pretensão de reivindicar a autoria de obra sujeita à proteção especial da LDA não é afetada pelo transcurso do tempo, motivo pelo qual andou bem o acórdão recorrido no que concerne ao reconhecimento da imprescritibilidade da pretensão declaratória de autoria”, informa trecho do documento da relatora.

Advertisement

José Cláudio afirmou que, apesar de toda a criação da vinheta ter sido feita por ele, a emissora teria registrado os direitos no nome da mesma. “A vinheta é uma criação minha. O que você tem na vinheta é um sinal eletrônico misturado com a voz do locutor da época, chamado Edmo Zarife. Quem criou o sinal eletrônico, quem dirigiu o Zarife na locução, quem fez todo o processo da vinheta foi eu. Quando eu entrei com um processo contra a Globo, em 2011, eu descobri que a Globo registrou a vinheta em nome dela”, contou Formiga.

“O meu processo é para que eles reconheçam meus direitos, por eles terem registrado, ilegalmente e injustamente, a Rádio Globo e o Edmo Zarife como criadores da vinheta. Ele foi apenas o locutor e teria o direito de receber o direito de voz dele, mas não a criação da vinheta. A criação é minha”, completou.

Advertisement
Advertisement
Redação

Share
Published by
Redação

Posts recentes

Ex de Deborah Secco toma decisão que muda tudo

Hugo Moura, o ex-marido da atriz Deborah Secco, e a jornalista Maria Clara Senra parecem…

2 meses ago

Anitta e The Weeknd devem fazer muito sucesso

A cantora brasileira Anitta, conhecida por sua versatilidade e hits globais, acaba de anunciar um…

2 meses ago

Leonardo DiCaprio Investirá em Projetos Ambientais na Amazônia

O ator Leonardo DiCaprio, conhecido por seu ativismo ambiental, anunciou um novo investimento em projetos…

2 meses ago

Beyoncé Tem Coleção de Roupas Inspirada na África

A cantora Beyoncé, ícone da moda e da música, lançou uma nova coleção de roupas…

2 meses ago

Rihanna Lança Linha de Cosméticos Veganos e Cruelty-Free

A cantora Rihanna, além de ser uma das artistas mais influentes da música, também é…

2 meses ago

Zendaya Aborda a Importância da Representação Negra em Hollywood

Em recente entrevista, a atriz Zendaya utilizou sua plataforma para discutir a importância da representação…

2 meses ago

This website uses cookies.