Bonner anuncia quebra tradição na Globo por confronto de Lula e Bolsonaro

0
1635

A Globo quebrou uma tradição ao começar a divulgar pesquisas eleitorais presidenciais antes mesmo do anúncio oficial dos candidatos que estarão na disputa.

Anteriormente, a emissora sempre preferiu começar a divulgar esses dados depois do calendário oficial das eleições, e no ano em que elas serão realizadas.

Advertisement

Um dos motivos para essa antecipação seria o comportamento do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), que não esconde já estar em campanha.

Bolsonaro tem participado de motociatas e feito comícios em inaugurações de obras, além de declarações como “pode Jair se acostumando” e “me aguardem em 2022”.

Na última quinta-feira (24), a Globo divulgou em seus principais telejornais a pesquisa do instituto Inpec que mostra que, se as eleições fossem hoje, Lula teria 49% dos votos no primeiro turno, contra 23% de Bolsonaro, 7% de Ciro Gomes, 5% de João Doria e 3% de Luiz Henrique Mandetta.

Advertisement

“A pesquisa foi divulgada porque o próprio presidente, com slogans e declarações, antecipou o debate sobre a eleição de 2022. Os números hoje são notícia. A partir de agora, a Globo passará a divulgar as pesquisas do Datafolha e Ipec, instituto fundado por executivos do antigo Ibope Inteligência, que dispões do know-how necessário”, informou a emissora, em nota.

Advertisement
Advertisement